domingo, 9 de dezembro de 2012

Formação do Sistema Solar

Teoria da Nebular:
Uma nébula (constituída por gases e poeiras) contraiu e começou a rodar formando um disco, em que, a parte central originou o protossol e a matéria que de tempos a tempos se ia soltando originou os protoplanteas

Teoria da Nebular (reformulada):
Uma nébula (constituída por gases e poeiras) começou a contrair-se devido à força gravitica e, de seguida, começou a rodar formando um disco achatado. Quanto maior era a velocidade de rotação, aumentava a massa central que iria originar o protossol.
No disco, as matérias colidiam umas com as outras agregando-se e originado os planetesimais (elevada densidade e dimensão reduzida) que, mais tarde, iriam originar os planetas telúricos (poucos gases devido à proximidade ao sol). Os planetas gasosos (Jupiter, Urano e Neptuno) estão mais afastados, resultam da acreção de gases, elevada dimensão e constituição essencialmente gasosa.


http://aprenderbrincando.no.sapo.pt/sistema_solar.htm

Factos que apoiam a teoria:

  • A mesma idade para todos os planetas;
  • As orbitais elípticas e quase complanares;
  • Eixo no mesmo sentido (excepto Vénus e Úrano);
  •  Densidade superior dos planetas telúricos.
Planeta- corpo celeste de forma aproximadamente esférica que se encontra em órbita em volta do sol e que tem uma órbita livre de outros objectos. Possui uma massa suficiente para se manter em equilíbrio hidrostático (equilíbrio entre as forças de pressão interna e o peso das camadas externas).

Planetas anões- corpo celeste de forma aproximadamente esférica que se encontra em órbita em volta do sol mas não é o corpo dominante na vizinhança da órbita. Localiza-se na cintura de Kuiper.

Satélites naturais/ planetas secundários- são astros dominantes na vizinhança da sua órbita.

Asteróides- fragmentos de forma irregular. Concentram-se na cintura interna com eixos de rotação irregular.

Cometas- corpos rochosos de pequena dimensão, cobertos de poeiras e gelo. Descrevem uma órbita excêntrica em relação aos outros.
Torna-se visível quando se aproxima da estrela, os gases gelados descongelam e o cometa fica com um aspecto de cauda, cabeleira e núcleo. Quano se afasta da luz, fica com o aspecto de uma esfera de gelo.

Meteoritos (importantes fontes de informação sobre a evolução primordial)
  • Meteoróides: fragmentos de astros que entram na nossa atmosfera. Se forem de pequena dimenssão, ao entrar na atmosfera, deixam um pequeno rasto luminoso.
  • Meteoros: têm grande dimensão, embatem na superfície terrestre e aquecem com o atrito tornando-se incandescentes. Ao embater na superfície originam crateras.
Composição e textura:
->Sideritos-metálicos -núcleo;
->Siderólitos- metalorochosos -manto;
->Aerólitos- condritos (têm esferas) e acondritos (não têm esferas)-crosta.

Porque razão a Terra e os restantes planetas têm estruturas em camadas concêntricas, sendo o núcleo formado por materiais mais densos e a superfície por materiais menos densos??

Durante a acreção da Terra, esta começou a aquecer devido ao efeito de 3 fontes calorificas:
  • Impactos dos planetesimais- a energia cinética transforma-se em calor;
  • Compressão- as zonas interiores do planeta eram comprimidas sob o peso crescente da acumulação de novas materias levando ao aumento de temperatura;
  • Desintegração radioactiva- o urânio, tório e uma pequena porção de potásiioao desintegrar-se libetam energia.

Os materias resultantes da aglomeração da nebulosa (acção de gravida com o choque de materiais e a temperatura) aglomeravam-se formando corpos cada vez maiores e com mais massa fazendo com que os protoplanetas crescessem. 

materias mais dendos- interior do planeta
materiais menos densos- superfície.

Sem comentários:

Enviar um comentário